Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
25 de Abril de 2024

Rodrigo Janot contesta no Supremo regras da reforma trabalhista

Procurador-geral quer derrubar modificações que dificultam gratuidade de trabalhadores pobres em processos trabalhistas.

Publicado por Fernando Nascimento
há 7 anos


O procurador-geral da República, Rodrigo Janot, pediu para o Supremo Tribunal Federal (STF) derrubar pontos da reforma trabalhista que modificam as regras para trabalhadores pobres terem isenção de custos em processos na justiça do trabalho.

Na ação, protocolada nesta segunda-feira (28), Janot diz que a nova lei impõe “intensa desregulamentação da proteção social do trabalho” com regras que reduzem “direitos materiais dos trabalhadores”. A reforma trabalhista foi sancioanda em julho pelo presidente Michel Temer.

Uma das regras contestadas pela procuradoria autoriza que trabalhadores sem condições financeiras, que têm direito à Justiça gratuita, usem créditos trabalhistas obtidos em outros processos para pagar advogados e peritos.

“Ao impor maior restrição à gratuidade judiciária na Justiça do Trabalho, mesmo em comparação com a Justiça Comum, e ao desequilibrar a paridade de armas processuais entre os litigantes trabalhistas, as normas violam os princípios constitucionais da isonomia, da ampla defesa, do devido processo legal e da inafastabilidade da jurisdição", diz um dos trechos da ação.

  • Publicações65
  • Seguidores37
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações2491
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/rodrigo-janot-contesta-no-supremo-regras-da-reforma-trabalhista/492934455

15 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

Tenho como correto e oportuno o procedimento do douto procurador, representante maior da PGR. Vamos aguardar o pronunciamento do STF. Gil Santos, OAB/PI continuar lendo

Graças a Deus sobrou 1 para tratar dos direitos dos trabalhadores, pois carregam os empresários gordos e prepotentes nas costas e ainda acham que ganham muito os miseráveis 979,00 quando pagam, quero ver empresário viver com salário minimo e ficar contente... continuar lendo

Tenho como correto e oportuno o procedimento do nobre representante da PGR. Vamos aguardar o

pronunciamento do STF. Gil santos, oab/PI continuar lendo

É Dr Janot, agora o senhor deu uma dentro! continuar lendo